RACISMO
Torcedores expressam indignação em redes sociais com a exclusão do Grêmio
O clube gaúcho recebeu a pena máxima do STJD por racismo de torcedores e foi excluído da Copa do Brasil
postado em 03/09/2014 18:30 / atualizado em 03/09/2014 19:27
Não foi a primeira vez que atos de racismo foram protagonizados no cenário do futebol mundial. Inédito é a exclusão de um time como punição a casos semelhantes, como ocorreu com o Grêmio, na tarde desta terça-feira (3/9). A repercussão sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ganhou as redes sociais. Nela, assim como muitos torcedores concordaram com a decisão, há aqueles que classificam a pena pesada demais. "Agora chamar de macaco é o maior absurdo", escreve um gremista, no twitter. "Qualquer menção sobre macaco é racsta?", retruca outro.
Em resposta às ofensas racistas de parte da torcida gremista ao goleiro Aranha, do Santos, durante partida da Arena do Grêmio, na semana passada, a terceira comissão disciplinar do STJD decidiu, por unanimidade, pela exclusão do Grêmio desta edição da Copa do Brasil.
O Grêmio também foi punido com multa de R$ 50 mil pelos insultos racistas. Os torcedores identificados terão de ser afastados de qualquer espaço esportivo, além da Arena do Grêmio, por 720 dias. O clube ainda pode recorrer ao Pleno do tribunal.