Basquete

Armador de 1,75m pode se tornar o jogador mais baixo a ser campeão da NBA

Isaiah Thomas ainda corre por fora na disputa para ser o melhor da temporada

postado em 03/05/2017 16:28 / atualizado em 03/05/2017 16:49

Maddie Meyer/Getty Images/AFP

Entre vários gigantes, é raro que um jogador baixo fazer sucesso na NBA. Nesta temporada, o "pequeno" Isaiah Thomas, de 28 anos e 1,75m, é o grande destaque do Boston Celtics, que está a duas vitórias de garantir uma vaga na final da Conferência Leste do maior torneio de basquete do mundo.

Comparado com os outros homens do seu país natal, o jogador não pode ser considerado baixo: Isaiah está exatamente na média de altura da população masculina dos Estados Unidos. O problema, porém, é que quando a conta engloba apenas atletas da NBA, o número sobe para 2,01m.

No último jogo diante do Washington Wizards, pelas semifinais do Leste, o armador anotou 53 pontos na vitória do time por 129 x 119. A partida foi disputada na noite desta terça-feira (2/5), aniversário da irmã, que faleceu no último dia 15 de abril. Ao término do duelo diante do time da capital americana, a torcida ovacionou Thomas, aos gritos de "MVP, MVP", sigla para Most valuable player, ou seja, melhor jogador da temporada. No entanto, o destaque do Celtics corre por fora na disputa, pois os favoritos ao prêmio são Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, e James Harden, do Houston Rockets.

A temporada de Isaiah é digna de um gigante. Com média de 28,9 pontos por partida, ele só ficou atrás, neste critério, de Westbrook (31,6) e Harden (29,1). Em toda a história do Boston Celtics, apenas o lendário Larry Bird teve uma temporada superior à de Thomas, tendo anotado 29,9 pontos por jogo em 1988.

Quando se preparava para jogar o seu segundo All Star Game, partida de exibição entre os melhores jogadores da NBA, o camisa 4 do Celtics confessou que sempre foi alvo de desconfiança por conta da altura. “Todo mundo, a cada passo do caminho, me dizia que era baixo demais e não iria conseguir”, disse em entrevista ao site The Undefeated.

"Pequenos notáveis" da NBA 

Jogador mais baixo da história da competição, Muggsy Bogues, de 1,60m, foi campeão pela seleção norte-americana de basquete em 1983, na Espanha. Ele tem passagens por Golden State Warriors e Toronto Raptors, e ficou conhecido por integrar o elenco do filme Space Jam ao lado de Michael Jordan.

Outro baixinho que entrou para a história do maior campeonato de basquete do mundo foi "Spud" Webb (1,70m), que venceu o torneio de enterradas da NBA em 1986 diante do ala Dominique Wilkins, 33 centímetros maior e considerado um dos maiores jogadores da modalidade. Na época, o armador defendia o Atlanta Hawks.

O Torneio de Enterradas, aliás, tem apenas um tricampeão na história. Trata-se do "baixinho" Nate Robinson, de 1,75m, que levou a disputa em 2006, 2009 e 2010, quando jogava pelo New York Knicks. Atualmente, ele defende o Hapoel Tel Aviv, de Israel.

*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira