Basquete

NBB

Com ídolos e de técnico novo, Universo/Brasília tem cinco nomes confirmados

Arthur e Nezinho voltam à capital; ala admite que equipe começa atrás dos adversários

postado em 22/08/2018 15:26 / atualizado em 22/08/2018 18:51

Bruno Peres/CB/D.A Press, Minervino Júnior/CB/D.A Press, Carlos Teixeira/Esportes Brasília Comunicação
A nova fase do Universo/Brasília contará com nomes conhecidos do basquete da cidade. Multicampeões em Brasília, Arthur e Nezinho estão de volta à capital. O técnico da equipe também foi definido: trata-se de André Germano, ex-treinador da equipe sub-19 do Bauru. Os anúncios oficiais devem começar ainda nesta semana.

Arthur Belchor estava no Vitória, onde o Universo, dono da vaga na elite nacional, investiu nas últimas três temporadas. De volta a Brasília, o investidor também trouxe o ídolo da torcida candanga. "Espero resolver tudo nesta semana. Fico feliz em voltar para a minha cidade, já estou ansioso para voltar a ver o ginásio lotado", projeta.

Porém, restando menos de dois meses para a bola subir para a 11ª edição do NBB, o time da capital ainda não começou seus treinamentos, o que desperta uma certa preocupação em Arthur. "Com certeza a equipe começa atrás dos adversários. Rio e São Paulo já estão jogando Estaduais, isso cria entrosamento e identidade para eles. Acredito que iremos nos dedicar intensamente para suprir o tempo perdido", diz. O ala terminou o NBB 10 com média de 10.5 pontos por partida.

Com a camisa do time brasiliense, o jogador conquistou três títulos do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), um título do Campeonato Brasileiro da CBB (2006/2007); uma Liga das Américas (2008/2009), o tricampeonato da Liga Sul-Americana de Clubes (2010/2011, 2013 e 2016). 

Quem comandará a nova fase da cidade na elite do basquete nacional é André Germano. Ele soma passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira e estava dirigindo o time sub-19 do Bauru, de onde se despede no sábado (25/8), segundo Vitinho Jacob, gestor executivo do clube da capital paulista. A assessoria de imprensa do Universo preferiu não comentar as negociações, mas frisou que "ainda não há nenhum contratado". No caso dos atletas, os anúncios oficiais só serão feitos após os exames médicos.
 
O pivô Ronald, ex Uniceub/Cartão BRB, também interessa ao Universo. Porém, o jogador ainda cumpre pena por doping pelo uso de androstestosterona, boldenona, estanozolol, etiocolanolona e testosterona, em 2016. Após punição de quatro anos, ele tenta a diminuição do gancho junto a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem. Há uma reunião marcada para esta quinta-feira (23/8), para tentar o abrandamento do castigo. Caso haja sucesso na empreitada, ele é mais um que deve se juntar ao time do DF. 

Mais confirmações

Além de Arthur, outro ídolo de Brasília deve ser anunciado em breve. O armador Nezinho, de 37 anos, está de malas prontas para voltar a defender as cores do Universo, onde foi tricampeão nacional. Ele estava no Vasco da Gama nas últimas duas temporadas. No NBB 10, teve média de 6.8 pontos e 3.8 assistências.

Segundo Arthur, os dois trocaram mensagens sobre a felicidade de receber o convite para voltar a atuar na capital. "Fomos convidados mais ou menos ao mesmo tempo, comenatamos sobre a oportunidade e olhamos com bons olhos. O tempo que passamos aqui foi feliz, estamos com a expectativa positiva", comenta o ala, que revelou a procura do Universo por Alex, multicampeão no Distrito Federal, mas ainda com contrato no Bauru.
 
Além dos experientes jogadores, o armador Luís Mendonça, de 19 anos, com passagens por Cerrado Basquete Liga Sorocabana, também já está acertado com o Universo. O próprio atleta confirmou a transferência, além de Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado.
 
Pedro Mendonça, de 23 anos, ex-ala do Caxias do Sul, e com passagens pelo Uniceub/Cartão BRB, também desembarcará na capital nos próximos dias.