O status de tetracampeão nacional não anda ajudando muito o Universo/Brasília. Ocupando a lanterna da temporada 2018/19 do Novo Basquete Brasil (NBB), com apenas uma vitória em oito jogos, o time da capital do país tenta abrandar a má fase nesta sexta-feira (23/11) contra o Joinville, às 21h10, no Ginásio Centreventos Cau Hansen, na cidade catarinense. O time candango, no entanto, terá de superar importantes desfalques para obter o primeiro triunfo longe de casa.
Nas últimas rodadas, a equipe brasiliense vem sofrendo com as ausências dos alas Arthur e Pedro, dois dos principais pontuadores do grupo. Os atletas se recuperam de artroscopias no joelho esquerdo e sequer viajaram com a delegação para Joinville. No jogo passado, contra o Pinheiros, o que estava ruim ficou pior. O ala norte-americano Zach Graham, cestinha do campeonato, com média de 21,7 pontos por partida, se queixou de um incômodo no músculo posterior da coxa direita e ainda é dúvida para o duelo desta sexta-feira.
O jogo contra o Joinville é fundamental para as pretensões do Universo/Brasília na competição. Um triunfo diante dos catarinenses faria o time brasiliense sair da lanterna da competição e o deixaria próximo do grupo que se classifica para a segunda fase. “Temos que estar bastante concentrados contra o Joinville. Sabemos da importância dos jogadores que não estarão em quadra, mas temos de jogar por eles”, comentou o ala Rafa Moreira, cestinha da equipe candanga na partida passada, com 14 pontos.
Após o compromisso de hoje, o Universo/Brasília terá um período sem jogos até a conclusão da Data Fiba. Dois jogadores, convocados pelas respectivas seleção, se afastarão de Brasília durante esse período: o ala/pivô portorriquenho Ricky Sánchez e o pivô venezuelano Windi Graterol. O desafio seguinte do time candango será em 5 de dezembro, contra o Cearense, em Fortaleza.