Um momento de alívio para o Universo/Brasília na temporada 2018/19 do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta sexta-feira (23/11), no Ginásio Centreventos Cau Hansen, os tetracampeões nacionais deram uma pausa na má fase e venceram o Joinville por 84 x 77, alcançando a segunda vitória em nove jogos na competição. O veterano armador Nezinho foi o destaque da partida, com 25 pontos, cinco assistências e duas bolas roubadas.
Apesar da boa performance, o dono da camisa 23 afirmou que ainda há muito trabalho até a equipe brasiliense atingir a posição que merece na competição. “O peso nas costas continua. Foi uma importante vitória, mas não podemos descansar. Não estamos em uma sequência tão legal, mas é um time brioso, que busca vencer sempre. São apenas duas vitórias, então, vamos continuar trabalhando para crescer”, disse Nezinho. A próxima partida do Brasília será disputada em 5 de dezembro, contra o Basquete Cearense, em Fortaleza.
O jogo começou bastante equilibrado. Nos minutos iniciais, com bons arremessos de três pontos do armador Nezinho e do ala Rafa Moreira, Brasília chegou a abrir vantagem de 8 x 2. Na sequência, no entanto, o Joinville aumentou a pressão na defesa, forçou erros seguidos da equipe brasiliense e voltou a encostar no placar. A primeira parcial foi encerrada com pequena vantagem dos donos da casa por 19 x 18.
No segundo quarto, o equilíbrio persistiu. Joinville marcava com enorme pressão, mas Brasília conseguia trabalhar as jogadas e continuar pontuando. O rodízio com os jogadores reservas funcionou bem e os visitantes não se intimidaram diante da torcida rival. No final do período, uma cesta de três pontos do norte-americano Zach Graham parecia levar o time brasiliense com pequena vantagem para o intervalo, mas o troco foi dado no último lance, com um acerto de longa distância de Cook, fazendo o placar registrar 37 x 37.
Nas parciais seguintes, o Universo/Brasília finalmente conseguiu deslanchar. Zach Graham, cestinha do campeonato, encerrou o jogo com 23 pontos e ajudou os visitantes a abrir boa vantagem no marcador. O Joinville apertou a marcação em cima de Nezinho e até tentou provocar o armador do time brasiliense, mas o camisa 23 manteve o controle e conduziu a equipe à segunda vitória.