Basquete

NBB

Em duelo de cestinhas do NBB, Universo/Brasília enfrenta Corinthians

Brasília e Corinthians se enfrentam nesta quinta (31/1) e travam confronto direto por uma vaga nos playoffs

postado em 31/01/2019 12:23 / atualizado em 31/01/2019 12:33

Victor Lira/Bauru Basket
Após retornar ao Distrito Federal, o Universo/Brasília entra em quadra nesta quinta-feira (31/1) um pouco mais aliviado. Depois de vencer o Bauru, fora de casa, por apenas um ponto de vantagem, e sair da zona de rebaixamento, o time candango enfrenta o Corinthians, pela 13ª rodada do segundo turno do NBB, no Ginásio da Asceb, às 20h45. O confronto entre as equipes marca também o encontro entre os dois maiores pontuadores do torneio nacional: os norte-americanos Zach Graham e Kyle Fuller.

Eles são destaque desta temporada em diversos aspectos. Na pontuação geral, Zach Graham, jogador do Brasília, está na frente com média de 20,7 pontos por jogo. Fuller, atleta do Corinthians, aparece logo atrás, por apenas um décimo, com 20,6. Os dois também aparecem em evidência nas estatísticas dos arremessos de três pontos e nos lances livres.

Kyle Alejandro Fuller nasceu na Califórnia, mas tem nacionalidade peruana. O jogador, que completou 27 anos no domingo passado, disputa a segunda temporada no NBB. Em 2018, foi campeão pelo Paulistano. Do outro lado, Zachary Darnell Graham, 29 anos, compete pela primeira vez no Brasil e tem mostrado que veio para brilhar no torneio. Os dois adversários de hoje serão companheiros de time no Jogos das Estrelas 2019.

Até mesmo nos recordes pessoais, os dois armadores estão próximos um do outro. Enquanto Graham marcou 33 pontos na partida do Brasília contra o Bauru, no primeiro turno, Fuller anotou 32 diante do Pinheiros, neste mês. Mas, na tabela de classificação do NBB, os rivais não aparecem tão perto assim. A equipe paulista ocupa o 10º lugar, com sete vitórias, 11 derrotas e 38,9% de aproveitamento. A situação do time brasiliense não é tão confortável. Ainda ameaçado pelo rebaixamento, encontra-se na penúltima posição, com quatro triunfos, 12 resultados negativos (25% de rendimento).

“É um adversário muito qualificado e que, em certo sentido, se parece com a gente. É uma equipe que faz bons jogos, contra a qual poderemos travar um confronto direto por uma vaga nos playoffs, caso avancemos na classificação. Tem um dos cestinhas do campeonato e jogadores experientes, como o Guilherme Giovannoni, que já atuou em Brasília. Portanto, é um rival que nos exige bastante atenção na defesa”, ressalta o técnico do Universo/Brasília, André Germano.

No primeiro duelo entre os times, apesar de o Corinthians ganhar o confronto, foi Zach Graham quem levou o título de cestinha da partida e jogador com maior índice de eficiência. Além de contar com o norte-americano no segundo embate, o Universo/Brasília ainda pode aproveitar o cansaço do rival paulista. A equipe jogou na terça-feira, contra o Basquete Cearense, enquanto a equipe brasiliense teve mais de uma semana de descanso.

Programe-se

NBB - 2° turno - 13ª rodada
Universo/Brasília x Corinthians
Quando: hoje (31/1)
Horário: 20h45
Onde: Ginásio da Asceb
Ingressos: R$ 40