Torcedor fanático do Corinthians no futebol, Nezinho teve uma atuação de gala contra o clube de coração e foi impiedoso no triunfo do Universo/Brasília por 84 x 82, nesta quinta-feira (31/1), no Ginásio da Asceb, em duelo válido pela 13ª rodada do NBB. O armador marcou a cesta decisiva no último segundo do confronto e finalizou a partida com 21 pontos, nove assistências e quatro rebotes. A segunda vitória seguida da equipe brasiliense deixa a ameaça de rebaixamento um pouco mais distante e alimenta o sonho de ainda conquistar a classificação para os playoffs da competição nacional.
“Estou emocionado. A gente precisava vencer. Não fomos bem no último quarto, mas tivemos frieza e vencemos um confronto importante. A equipe está de parabéns. Brasília não está morto, estamos subindo. Passo a passo, vamos crescendo”, disse Nezinho ao fim do confronto.
O Universo/Brasília dominou a partida até o terceiro quarto, mas permitiu a reação corintiana na parcial decisiva do duelo, quando os visitantes marcaram 11 x 24, reduzindo significativamente a vantagem dos donos da casa. Os armadores norte-americanos Kyle Fuller, pelo lado paulista, e Zach Graham, pela equipe brasiliense, fizeram um duelo à parte. Os dois maiores pontuadores da liga foram os cestinhas da partida. O corintiano marcou 28 pontos, enquanto o jogador do time candango registrou 24.
O primeiro quarto começou muito agitado. Os ataques sobressaíram no confronto diante das defesas. Zach Graham anotou metade dos pontos de Brasília na parcial. Pelo Corinthians, Fuller fez 11, mas Brasília registrou vantagem de 24 x 22 nos 10 minutos iniciais.
No segundo período, Nezinho comandou as ações ofensivas do time mandante. Com dois belos arremessos de três pontos, obrigou o técnico Bruno Sauvignoni a pedir tempo para brecar a boa sequência do armador. Mas não resolveu. Logo na volta da parada corintiana, o camisa 23 repetiu a dose e marcou seis pontos consecutivos para o time de Brasília, abrindo vantagem de 44 x 28. A equipe do Parque São Jorge não desistiu e foi buscar o placar, embalada também pelo tiros certeiros de longa distância do armador Parodi. Os times foram para os vestiários com a diferença em sete pontos: 51 x 44.
O intervalo fez bem para o time comandado por André Germano. Voltou com o pivô Ronald em quadra e a torcida apoiou o reforço da capital, que obteve efeito suspensivo da punição de doping e finalizou a partida com seis pontos e seis rebotes. O jogo seguiu igual e Brasília controlou o ímpeto do time paulista durante os 10 minutos, fechando o quarto em 73 x 58.
Porém, o início do último período foi um pesadelo para o torcedor candango. Brasília sofreu um apagão e não marcou pontos durante os três minutos iniciais. O Corinthians aproveitou o descuido dos donos da casa e empatou a partida, faltando 13 segundos para o fim. Mas em uma noite mágica, Nezinho não deixou barato e definiu a vitória do time candango com uma bela bandeja.
*Estagiário sob a supervisão de Fernando d'Amarelo