Em grande parte dos jogos o time da capital começa a todo vapor. Com boas defesas e tramas ofensivas, os comandados de André Germano colocaram fogo na partida. O ala venezuelano Windi Graterol teve 100% de aproveitamento no primeiro quarto e anotou nove pontos. A arbitragem tirou o time do sério. Muito nervosos em quadra, fez faltas bobas e recebeu duas infrações técnicas. O placar marcava 28 x 16 para os anfitriões.
``Fizemos o melhor jogo da temporada. O jogo coletivo sobressaiu as atuações individuais. Soubemos segurar a posse de bola e gastar o tempo quando precisávamos. Todos entraram muito bem e deram o seu máximo em quadra, temos mais sete jogos para lutar e manter essa classificação nos playoffs``
André Germano, técnico
Com muito erros de ambos os lados, o segundo quarto foi de muitos erros ofensivos e vantagem para as defesas. O time paulista chegou a cortar a vantagem em cinco pontos. Mas, faltando menos de um minuto, o Universo/Brasília se recuperou e com a bandeja de Pedro Mendonça e fechou o primeiro tempo em 47 x 35.
Na volta do intervalo, o jogo seguiu na mesma levada. O time visitante continuava insatisfeito com a arbitragem e o venezuelano Graterol comandava o placar para ser o cestinha. Em duas bolas de três pontos o ala-pivô Andrezão inflou a torcida. Porém, o time de André Germano relaxou. Com boas jogadas do armador Sahdi, o time de São José cortou a vantagem para três pontos. O resultado ao fim do terceiro quarto marcava 63 x 60.
`` Conseguimos fazer uma ótima partida. Meu primeiro jogo e sei que deixei meu máximo na quadra, estou muito satisfeito. Precisavamos de uma vitória dessa para pegar gás para o fim da competição``
`Pedro Mendonça, armador
O último quarto prometia um jogo muito quente. A diferença chegou a cair para um ponto. Pedro Mendonça foi excluído depois da quinta falta. Após falta antidesportiva do pivô paulista Rafael Mineiro em Rafa Moreira, o time da capital anotou quatro pontos e abriu o placar. Universo/Brasília manteve a diferença e conteve as descidas ofensivas da equipe de São José. O resultado final ficou em 81 x 73 para o Universo/Brasília.
Sem sair da capital, o time do Universo/Brasília recebe o Joinville, último colocado, em uma briga direta contra o rebaixamento (28/2). O São José-SP volta ao Ginásio Linneu de Moura e recebe o Vasco (26/2).
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima