Embalado pela vitória histórica sobre a equipe da Grécia de Giannis Antetokounmpo – atual MVP da NBA –, o Brasil tenta quebrar, nesta quinta-feira, jejum que dura dezessete anos. O Brasil não vence as três primeiras partidas do Mundial desde 2002, quando se classificou em primeiro no grupo e acabou eliminado nas quartas de final.
Após atuação gigantesca sobre os gregos, liderada pelo experiente Anderson Varejão, o Brasil entra como favorito contra Montenegro, que perdeu os dois jogos que disputou. Se confirmada a vitória, a seleção quebra o tabu que começou em 2002, quando venceu os três primeiros jogos do torneio, nos Estados Unidos.
Neste Mundial, vencido pela Iugoslávia, o Brasil ocupava o Grupo B, juntamente com Porto Rico, Turquia e Líbano. A equipe venceu o Líbano por 102 a 73 e bateu os turcos e os porto-riquenhos por 88 a 86 e 90 a 86, respectivamente, garantindo classificação para a segunda fase na primeira colocação do grupo. O Brasil ainda passaria da segunda fase e acabaria eliminado para a Argentina na fase de quartas de final.
Em 2019, com a moral elevada, o Brasil espera repetir a dose nesta quinta-feira. Já classificada, a seleção brasileira enfrentará, na segunda fase, os dois melhores colocados do Grupo E, que inclui Estados Unidos – já classificado –, Turquia, República Tcheca e Japão.
Esta segunda etapa do torneio envolve a formação de quatro novos grupos com as 16 melhores seleções da competição. A pontuação obtida na primeira fase se acumula para a segunda, o que torna a vitória sobre Montenegro muito importante para os planos do Brasil na competição.
Brasil e Montenegro se enfrentam nesta quinta-feira, às 5h (horário de Brasília), em Nanquim, na China.