
A última vez que isso aconteceu foi na eliminação do Palmeiras para o Asa de Arapiraca. Na oportunidade, o time de Alagoas venceu os paulistas, em casa, por 1 x 0 e na volta, no Palestra Itália, a vitória alviverde por 2 x 1 não foi suficiente para classificar o time de Vanderlei Luxemburgo, que, naquela temporada, ainda terminou rebaixada para a Série B do Brasileirão.
À época, o regulamento da Copa do Brasil previa duelos de ida e volta em todas as fases, diferentemente do que ocorre na edição atual, que resolve as duas primeiras fases em apenas um confronto. Pior para o Botafogo, que acabou sendo derrotado por 2 x 1 em Aparecida de Goiânia e não terá a chance de reverter o quadro no Rio de Janeiro.
Após três empates, duas vitórias, três empates e uma derrota no comando do alvinegro, o técnico Felipe Conceição não se sente ameaçado. "Não temo pelo meu trabalho. Penso em tirar lição, que o grupo cresça e que a gente consiga reverter essa situação já sábado" disse, se referindo ao duelo contra o Flamengo, em Volta Redonda, valendo vaga na final da Taça Guanabara.
Nas redes sociais, vários torcedores botafoguenses usaram a hashtag "#VoltaCuca", pedindo o retorno do treinador ao time de General Severiano. No Botafogo, o técnico comandou a equipe em 138 partidas, com 70 vitórias, 38 empates e 30 derrotas. Cuca está sem clube desde que deixou o Palmeiras em outubro de 2017.
Após deixar o Glorioso para trás, a Aparecidense, do experiente atacante Nonato, medirá forças com o Cuiabá-MT, por uma vaga na terceira fase da competição. O vencedor do duelo cruzará com Fluminense de Feira de Sanata-BA ou Náutico-PE.