O Flamengo está perto de anunciar seu terceiro reforço para a temporada. Os dois primeiros foram jogadores que atuam do meio para frente, os atacantes Uribe e Vitinho, recém-anunciado pelo clube. Agora, será a vez de melhorar o setor defensivo. O nome escolhido foi o do volante Robert Piris da Motta, ex-jogador do San Lorenzo, da Argentina. O Correio preparou um raio-x sobre o atleta, ainda desconhecido no Brasil.
Robert Ayrton Piris da Motta Mendoza completou 24 anos no último dia 26/7, tem 1,78m de altura e pesa 74kg. Nasceu na Ciudad del Este, no Paraguai. Seu valor de mercado, segundo site Transfermarkt, é de 750 mil euros, mas o Flamengo desembolsou mais cerca de R$ 10 milhões para contar com os serviços do atleta. Ele começou a carreira em 2011, aos 17 anos, no Rubio Ñú, do Paraguai, clube que vestiu a camisa por quatro anos. Por lá, disputou 75 jogos e marcou dois gols.
Em 2015, Piris se transferiu para o Olimpia, também de seu país natal, e lá ficou apenas até a primeira metade da temporada, onde anotou os outros dois gols de sua carreira — quatro é o número total —. Com o destaque no gigante paraguaio, o San Lorenzo contratou o jogador. Com a camisa dos Corvos, porém, ele não conseguiu marcar nenhuma vez.
Piris já desembarcou no Rio de Janeiro e deve ser anunciado pelo Flamengo nas próximas horas, após ser submetido aos exames médicos admissionais. Antes mesmo da negociação ter um final feliz para os rubro-negros, a torcida já se empolgou nas redes sociais e chegou a alterar o perfil do jogador na Wikipédia.
Piris da Motta tem passagens pela Seleção Paraguaia sub-17 e sub-20. Além disso, também foi convocado em cinco oportunidades para o time principal do país. Ele estava, por exemplo, no elenco paraguaio na Copa América Centenário, em 2016.
Apesar da escassez de gols pelo time do Papa Francisco, os números defensivos são as principais credenciais de Piris da Motta, Veja os dados do atleta com a camisa do San Lorenzo na última edição do Campeonato Argentino, quando a equipe de Boedo terminou na sexta colocação:
20 jogos
33,5 passes por jogo, sendo 81,3% de acertos
52,3% de precisão nos passes longos
Três passes para finalização
51 desarmes
48 interceptações
37,5% de precisão nas finalizações
11 dribles completados
21 faltas sofridas
27 disputas aéreas ganhas
29 cortes
27 faltas cometidas (cerca de 1,25 faltas por jogo)
Nenhum gol e nenhuma assistência
*Estagiária sob a supervisão de Victor Gammaro - Especial para o Correio