Flamengo

INCÊNDIO NO NINHO DO URUBU

Ex-presidente: "É a maior tragédia da história do Flamengo"

Eduardo Bandeira de Mello fala em aguardar informações precisas. Ex-diretor de futebol, Ricardo Lomba desconhece irregularidades no Ninho do Urubu

postado em 08/02/2019 12:30 / atualizado em 08/02/2019 14:35

THIAGO RIBEIRO/AFP
Presidente do Flamengo de 2013 a 2018, e mentor dos maiores investimentos recentes nas divisões de base do clube carioca, com direito a duas conquistas na Copa São Paulo de Futebol Júnior nas temporadas de 2015 e 2017, Eduardo Bandeira de Mello está perplexo com o incêndio desta sexta-feira no Centro de Treinamento de Vargem Grande, o Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio.

Em 30 de novembro, praticamente no último ato do mandato, o dirigente inaugurou mais um módulo do CT, que passou a ser usado, em janeiro, pelo elenco profissional. O investimento no espaço de 5.500 metros quadrados custou R$ 23 milhões.

No momento da entrevista por telefone ao Correio Braziliense, o ex-mandatário rubro-negro  afirmou que acompanhava o noticiário do acidente á distância. "Estou recebendo informações apenas pela imprensa. Com certeza, essa é a maior tragedia da história do Flamengo. Muito triste", disse Bandeira. O ex-presidente evitou fazer mais comentários sobre a tragédia. "É melhor aguardar informações precisas".

Candidato a presidente do Flamengo na eleição de dezembro, e braço direito de Bandeira no fim da gestão, o ex-diretor de futebol do clube, Ricardo Lomba, soube do incêndio durante uma ponte aérea. "Acabei de chegar a São Paulo. A gente está tentando entender tudo o que aconteceu, essa tragédia lamentável, muito triste. Agora, a preocupação é com as famílias das vítimas, com a forma de dar apoio. Certamente, o Flamengo vai fazer de tudo para apoiar essa turma. A gente não sabe o que aconteceu, ainda não temos muitas informações. O sentimento é de muita tristeza com tudo o que aconteceu", afirmou.

Na manha desta sexta-feira, o colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou que o Ninho do Urubu não está regularizado pelo Corpo de Bombeiros. Questionado sobre a informação, Ricardo Lomba foi taxativo: "Desconheço essa informação". O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeixo explicou a situação (leia nota).

 

Nota do Corpo de Bombeiros do Rio ao portal globboesporte.com


"O Centro de Treinamento do Flamengo, localizado na Estrada dos Bandeirantes. 25.997 - Vargem Grande, está em processo de regularização junto ao Corpo de Bombeiros, o que significa que ainda não possui o Certificado de Aprovação (CA), que é o documento final emitido pela corporação.

O CA é a documentação que atesta a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio previstos pela legislação vigente. Não se trata de alvará de funcionamento (estabelecimentos comerciais) ou habite-se (imóveis residenciais). Estes documentos são emitidos pela Prefeitura.

Importante esclarecer que a não existência do CA não significa, por si só, que o local não possuía os dispositivos, e sim que não era aprovado pelo CBMERJ".

A corporação também emitiu uma nota sobre a tragédia nesta manhã:

"Bombeiros do quartel do Recreio, com apoio de militares do quartel da Barra da Tijuca, foram acionados, na manhã desta sexta-feira (08.02), para uma ocorrência de incêndio no Centro de Treinamento do Clube de Regatas do Flamengo (Estrada dos Bandeirantes, 25917 - Vargem Grande). As chamas atingiram um dos alojamentos do local. Treze vítimas já foram confirmadas, entre elas, dez óbitos. Importante esclarecer que a identificação das vítimas encontradas em óbito (nome e idade) será realizada pelo IML. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. O estado de saúde deve ser checado na unidade de saúde. As causas das ocorrências não são apuradas pelo Corpo de Bombeiros".