Flamengo

TRAGÉDIA

Relembre acidentes recentes que abalaram o futebol

O incêndio no CT do Flamengo é mais um desastre que deixa o esporte de luto

postado em 08/02/2019 16:05 / atualizado em 08/02/2019 17:20

Thiago Ribeiro/AFP
Na madrugada desta sexta-feira (8) o futebol amanheceu mais uma vez de luto. Um incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo matou 10 pessoas e deixou outros três feridos. Oito vítimas foram identificadas e são todos atletas da base do time rubro-negro. O fogo destruiu os alojamentos do Ninho do Urubu, que abrigavam os jogadores entre 14 e 17 anos. A suspeita inicial é de que um curto-circuito tenha provocado o acidente. 

Esse desastre aconteceu menos de 24 horas depois da solução de outro fato triste para a modalidade. O corpo encontrado nos destroços do avião que conduzia Emiliano Sala ao País de Gales é do atacante que estava desaparecido desde 21 de janeiro. Relembre outras tragédias recentes que marcaram o mundo do futebol. 

Foto reprodução rede social
Emiliano Sala - Acidente aéreo, 21/01/2019

Um monomotor que transportava o jogador argentino Emiliano Sala desapareceu enquanto sobrevoava o Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido. O atleta de 28 anos acabava de se tornar a contratação mais cara do Cardiff, time do País de Gales, que disputa a primeira divisão inglesa. O time galês pagou 15 milhões de libras, aproximadamente R$ 73,4 milhões pelo atacante. Sala defendia o Nantes, clube francês pelo qual disputou 133 jogos. Na última segunda-feira (4), os destroços do avião que levava o atleta foi encontrado, e um corpo foi retirado. A confirmação de que se tratava de Sala aconteceu na quinta-feira (7). 


Time e técnico presos em caverna na Tailândia, 23/06/2018 
 
Em 2018, durante três semanas, entre junho e julho, o mundo parou para observar o destino de 12 meninos e seu técnico de futebol, que ficaram presos na caverna Tham Luang Nang,  na província tailandesa de Chiang Rai. O jovens só foram encontrados com vida após nove dias do desaparecimento, em um local de difícil acesso. Eles passaram a receber alimentos e os primeiros atendimentos, enquanto aguardavam o socorro definitivo. Os 12 garotos e seu treinador ficaram ilhados por causa das fortes chuvas na região. O fato mobilizou o mundo do futebol de tal forma, que chegou a dividir as atenções com a Copa do Mundo da Rússia. O resgate envolveu mergulhadores e durou três dias, terminando em 10 de julho com todos salvos. 

 
Sub-17 do Vasco - Acidente de ônibus, 13/05/2017

 

Jogadores da equipe sub-17 do Vasco ficaram feridos em um acidente de ônibus na região serrana do Rio de Janeiro, em Cachoeiras de Macacu. A equipe voltava de uma partida contra o Friburguense, em Nova Friburgo, pelo campeonato estadual da categoria. O veículo tombou após ter um problema no freio e colidir com um caminhão. Oito atletas e um membro da comissão técnica ficaram feridos sem gravidade.

 
Foto reprodução de rede social
Chapecoense - Acidente aéreo, 28/11/2016
 
A maior tragédia do futebol brasileiro aconteceu em 2016 com o time da Chapecoense. O avião que levava a delegação da equipe catarinense para Medellín, na Colômbia, caiu durante a madrugada a poucos minutos do aeroporto. O time do Oeste de Santa Catarina vinha de uma ascensão meteórica da série D até a A para o jogo de ida da final da Copa Sul-americana, que seria disputada na cidade colombiana contra o Atlético Nacional. Foi o maior acidente aéreo envolvendo um time de futebol e a imprensa esportiva. Seis pessoas sobreviveram: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suarez.
 
Naufrágio em Uganda - 25/12/2016

Um time de futebol amador do oeste de Uganda, da aldeia de Kaweibanda, na África, naufragou no Natal de 2016. Em meio à comoção do desastre aéreo com a equipe da Chapecoense, o mundo do futebol recebeu a notícia de mais uma tragédia envolvendo a modalidade. A embarcação conduzia 45 pessoas, entre jogadores e torcedores, e naufragou no Lago Albert, matando 30 pessoas. A equipe africana estava a caminho de um amistoso em Runga, no distrito de Hoima. Os motivos da tragédia foram o excesso de peso e o acúmulo de pessoas apenas em um lado do barco, fazendo com que houvesse perda de equilíbrio. 
 
 
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima