Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Gols da Liga dos Campeões demoram menos de 11 segundos para sair

Relatório da Uefa aponta diminuição do tempo de posse de bola antes do gol. Competição começa nesta terça

postado em 12/09/2017 11:30

C.Gavelle/PSG
A Liga dos Campeões da Europa começa, nesta terça-feira (12/9), em ritmo de Usain Bolt. O jamaicano aposentado não está inscrito no principal torneio de clubes do mundo. Muito menos levou adiante a ideia de jogar profissionalmente pelo Borussia Dortmund, mas inspira o estilo de jogo dos times candidatos ao título de 2017/2018. Um relatório técnico apresentado pela Uefa no Fórum de Treinadores realizado no mês passado, em Nyon, na Suíça, mostrou aos donos das pranchetas que a posse de bola dos times tem durado em média 10s62 até a finalização. Para você ter uma ideia, a marca era de 11s47 na edição de 2013/2014. O melhor tempo de Bolt nos 100m é 9s58 nos Jogos de Pequim-2008.

Velozes como o raio jamaicano em busca do gol, os times trocam cada vez menos passes nos contra-ataques. A média caiu de 3,91 toques quatro anos atrás para 3,71 em 2016/2017, quando o Real Madrid conquistou o bicampeonato. Consequentemente, a média de gols aumentou. A temporada passada terminou com a melhor média da história desde 1992/1993, ano em que o torneio passou a se chamar Champions League: 3,04 gols por partida.

O relatório da Uefa revela que uma das principais armas para a velocidade do ataque são os laterais. Dos 26 jogadores que deram mais assistências na temporada passada, oito jogam nessa posição. Destaque para Carvajal e Marcelo (Real Madrid), Mendy (Manchester City) e Daniel Alves (Barcelona).

A juventude dos ataques é outro atalho para os contra-ataques relâmpago. O Paris Saint-Germain estreia às 15h45 contra o Celtic, em Glasgow, com Neymar, 25, e Mbappé, 18, no papel de garçons do centroavante trintão Cavani. Jogador mais caro da história, Neymar assume de vez a missão de ser o protagonista do clube francês à caça do inédito título da Champions League. O PSG não chega às semifinais desde a temporada de 1994/1995. Na época, o time de Raí foi desbancado pelo até então poderoso Milan.

Além de dar outra dinâmica ao ataque do PSG, Neymar inicia o projeto pessoal de finalmente ser eleito o melhor do mundo. Em outubro, Cristiano Ronaldo e Messi completarão 10 anos se revezando como número 1. É assim desde 2008. O português é barbada nos dois principais prêmios do futebol — o Fifa The Best e a Bola de Ouro oferecida pela revista France Football. Neymar sabe que tem dois atalhos para atingir o objetivo: o título da Champions League e/ou o da Copa da Rússia em 2018.

Juventude

Outros estreantes do dia apostam na fórmula da juventude para atacar com a velocidade de Bolt. O Barcelona receberá a Juventus, no Camp Nou, no choque entre os finalistas de 2015. O Barcelona investiu na contratação do francês Dembélé, 20. A Velha Senhora não abriu mão de contar com o argentino Dybala, 23. O adversário de tentou arrancá-lo de Turim até os últimos minutos da janela de transferência.

O Chelsea enfrenta o Qarabag, do Azerbaijão, com dois meninos novos no elenco. O volante francês Bakayoko, 23, reforça a marcação do time inglês. O espanhol Morata, 24, assumiu o papel de homem gol dos Blues após o conflito entre Diego Costa e o técnico Antonio Conte.

Uma das novidades do Manchester United, que debuta no Old Trafford diante do Basel, da Suíça, é o centroavante belga Lukaku, 24. O Bayern de Munique reforçou o meio de campo com o francês Tolisso, 23. O investimento na juventude mostra que a Champions League pode baixar ainda mais o tempo dos ataques.