Futebol Internacional

RANKING

Lista: os 50 melhores jogadores brasileiros da temporada europeia

De Neymar a Fernando Karanga: o ano dos brasileiros no Velho Continente

postado em 05/06/2018 15:24 / atualizado em 06/06/2018 13:48

AFP
O terceiro título consecutivo do Real Madrid na Liga dos Campeões encerrou a temporada europeia no último sábado do mês de maio. Mais uma vez, a conquista do clube espanhol contou com participação importante dos brasileiros Marcelo e Casemiro. Porém, não foram somente os dois jogadores que representaram com destaque o futebol tupiniquim no Velho Continente.

Com o fim dos jogos de todas as competições europeias, o Correio elenca os 50 melhores brasileiros da temporada no continente. A avaliação considera a qualidade das atuações, estatísticas, nível do campeonato nacional e a participação do jogador nas competições europeias demais copas nacionais.

Praxe nos últimos anos, diversos países da Europa assistiram o protagonismo brasileiro nos mais diversos campeonatos nacionais. A lista vai desde nomes conhecidos como Neymar, Firmino e Phillipe Coutinho, até os menos badalados como Fernando Karanga, Andreas Pereira e Willian José. O que eles têm em comum é o destaque alcançado longe do país natal.

A relação não contempla os brasileiros que jogam por outras seleções, como é o caso de Thiago Alcântara, Pepe, Thiago Motta e Diego Costa, por exemplo.

Os 50 melhores brasileiros na temporada europeia:

50 - Raffael (Borussia Mönchengladbach)
Os dez gols em 29 jogos pelo Borussia Mönchengladbach garantem a Raffael um lugar entre os 50 melhores brasileiros na Europa. Desconhecido no Brasil - atuou no país apenas pela Juventus-SP -, o jogador tem status de ídolo no clube alemão.
 
49 - Rafael (Lyon)
AFP/JEAN-PHILIPPE KSIAZEK
Há três temporadas no Lyon, Rafael teve mais um ano bastante regular com a camisa do clube francês. Ao todo, entrou em campo em 31 oportunidades.
 
48 - Vagner Love (Besiktas)
Após se destacar no Alanyaspor no primeiro semestre da temporada marcando 11 gols, Love migrou para o Besiktas. Porém, o sucesso não se repetiu e o artilheiro do amor balançou as redes somente quatro vezes perdendo espaço no elenco.
 
47 - Marcelo (Lyon)
Contratado pelo Lyon por 25 milhões de euros no início da temporada, Marcelo rapidamente se tornou o xerife da equipe. Com ele como titular, o recorde histórico do clube foi batido: 672 minutos consecutivos que o sistema defensivo passou sem sofrer gols.
 
46 - Gabriel Pires (Leganés)
Aos 24 anos, é considerado um ídolo da torcida do Leganés. Sob sua batuta, o modesto clube espanhol escapou sem dificuldades do rebaixamento e surpreendeu chegar nas semifinais da Copa do Rei, eliminando o todo-poderoso Real Madrid. O gol da histórica classificação foi de Gabriel. 
 
45 - Jorge (Mônaco)
Com a boa temporada com a camisa do Mônaco, o lateral-esquerdo figurou em lista onde o jornal britânico The Guardian escolheu os 10 jovens jogadores que se destacaram na temporada 2017/2018. 
 
44 - Raul Silva (Braga)
O zagueiro de 28 anos se destacou de forma bastante positiva atuando pelo Braga no Campeonato Português. Conseguiu uma vaga na próxima Liga Europa ao terminar a temporada em quarto lugar. 
 
43 - Luiz Adriano (Spartak Moscou)
O atacante de 31 anos fez uma temporada bastante consistente no Leste Europeu. Com a camisa do Spartak Moscou, realizou 38 jogos, balançando as redes em 15 oportunidades. O jogador ainda deu oito assistências. 
 
42 - Jemerson (Mônaco)
Na atual temporada, o zagueiro de 25 anos entrou em campo 44 vezes vestindo a camisa do Mônaco, desta forma, conseguiu ultrapassar a marca de 100 jogos no clube francês. 
 
41 - Gabriel Paulista (Valencia)
Após entrar em campo poucas vezes pelo Arsenal, o zagueiro trocou de ares e se destacou no Valencia. Foram 37 partidas disputadas na temporada 2017/2018 pelo clube espanhol.
 
40 - Fernando Karanga (CSKA Sofia)
Divulgação CSKA de Sófia
Com passagens por clubes como Paraná e Boa Esporte no Brasil, Karanga obteve bastante destaque jogando na Bulgária. Os 25 gols em 29 jogos pelo CSKA Sofia garantiram a ele a 18ª posição na artilharia de todas as ligas do continente europeu em 2017/2018. 
 
39 - Vitinho (CSKA Moscou)
Sempre colocado como alvo de clubes brasileiros, o atacante segue firme no CSKA. Em 2017/2018, entrou em campo 46 vezes e colocou a bola na rede em 12 oportunidades
 
38 - Andreas Pereira (Valencia)
Após mais um empréstimo para o futebol espanhol, o meia de 22 anos retorno ao Manchester United em busca de mais oportunidades.
 
37 - Alex Telles (Porto)
Em mais uma temporada onde foi titular absoluto do Porto, Telles passou a chamar a atenção de times do futebol inglês, segundo a imprensa portuguesa. Em 2017/2018, o brasileiro entrou em campo 45 vezes e deu 20 passes decisivos para gols.
 
36 - Felipe Anderson (Lazio)
Teve uma temporada marcada por momentos diversos. Em fevereiro, chegou a ser afastado do elenco após se desentender com o técnico Simone Inzaghi. Ao todo, jogou em 32 partidas, marcando oito gols e dando dez assistências.
 
35 - Taison (Shakhtar Donetsk)
AFP/SERGEI SUPINSKY
Considerado por muitos como a surpresa na lista de convocados para a Copa do Mundo, o brasileiro teve mais uma temporada regular no Shaktar Donetsk. Ao todo, foram sete gols marcados em 36 partidas disputadas. Se destacou também nas assistências, com oito.
 
34 - Allan (Napoli)
O volante do Napoli foi um dos jogadores brasileiros que mais atuou na temporada. Ao todo, entrou em campo representando o time italiano em 50 oportunidades. Recentemente, renovou o contrato com o clube até 2023.
 
33 - Rafinha (Internazionale)
A curta passagem de seis meses do jogador pela Internazionale foi bastante intensa. Apenas 18 jogos e quatro gols foram suficientes para cair nas graças da torcida. Emprestado ao clube italiano pelo Barcelona, o jogador já manifestou o desejo de permanecer em Milão.
 
32 - Lucas Leiva (Lazio)
Depois de 10 temporadas no Liverpool, Leiva mudou de ares e fechou com a Lazio. Pelo clube italiano, o volante entrou em campo 50 vezes na temporada 2017/2018. 
 
31 - Fred (Shakhtar Donetsk)
Garantido entre os 23 de Tite para a Copa, Fred se valorizou na temporada e acabou assinando com o Manchester United por cinco anos em uma transação de 55 milhões de euros. Pelo Shaktar, foram 37 partidas disputadas na temporada 2017/2018, com quatro gols e sete assistências.
 
30 - Felipe (Porto)
O zagueiro conseguiu se firmar no time titular do Porto e disputou 44 partidas oficiais nesta temporada. Aos 28 anos, o zagueiro considera estar passando pelo melhor momento da carreira profissional.
 
29 - Naldo (Schalke 04)
Após uma boa temporada com o Schalke 04, o zagueiro brasileiro foi eleito o melhor jogador de linha da edição 2017/18 da Bundesliga após eleição realizada com os 248 atletas que fazem parte da primeira divisão alemã.
 
28 - Giuliano (Fenerbahce)
Após deixar o Zenit no início da temporada, Giuliano teve um ano de destaque no Fenerbahce. Pelo clube turco, foram 38 apresentações e 15 gols. Vivia a expectativa de jogar a Copa do Mundo, mas acabou fora dos 23 escolhidos por Tite.
 
27 - Luiz Gustavo (Olympique de Marseille)
Provavelmente foi o brasileiro que mais entrou em campo na temporada europeia: 57 vezes. Com menos de uma temporada no clube, o jogador caiu nas graças da torcida sempre presenteado bandeirão e mosaico.
 
26 - Richarlison (Watford)
AFP/Lindsey Parnaby
Sensação do primeiro semestre na Inglaterra, Richarlison se destacou jogando no modesto Watford, despertando o interesse de gigantes como Arsenal, Chelsea e Tottenham.
 
25 - Anderson Talisca (Besiktas)
Com a camisa do Besiktas, Talista fez 20 gols em 47 partidas na temporada. Mesmo com o bom desempenho, o clube turco não exerceu a opção de compra do atacante, que pertence ao Benfica. Liverpool, Juventus e Manchester United foram colocados como destino do jogador.
 
24 - Willian José (Real Sociedad)
O atacante manteve uma boa média de gols na temporada 2017/2018: em 40 jogos, foram 20 gols anotados pelo Real Sociedad. Foi convocado pela primeira vez pela seleção em março.
 
23 - Danilo (Manchester City)
Contratado pelo Manchester City por 30 milhões de euros no início da temporada, o lateral foi titular na campanha do título inglês. Com a lesão de Daniel Alves, viu a titularidade da lateral-direita na Copa do Mundo cair em seu colo.
 
22 - Alex Sandro (Juventus)
Na atual temporada, o lateral jogou em 39 oportunidades e deu seis assistências, número inferiores aos da última época. Chegou a ser convocado para alguns amistosos da Seleção Brasileira, mas acabou fora da lista dos 23 que vão à Rússia.
 
21 - Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Campeão da Liga Europa com o Atlético de Madrid, Filipe Luís é mais um atleta que atua no futebol europeu a ser convocado por Tite para a Copa do Mundo. Com o desempenho no ano, jornais do continente citaram um possível interesse da Juventus no futebol do brasileiro.
 
20 - Daniel Alves (Paris Saint-Germain)
Daniel Alves mostrou mais uma vez ser um dos melhores laterais-direitos do mundo. Com a camisa do Paris, se tornou o jogador mais vitorioso da história, ao conquistar o 38º título da carreira. Uma entorse no joelho direito acabou tirando o lateral-direito da Copa do Mundo. 
 
19 - Ederson (Manchester City)
Após se destacar no Benfica, Éderson foi contratado pelo Manchester City por 40 milhões de euros e foi titular na campanha do título inglês dos comandados de Guardiola. Convocado para a Copa, o arqueiro entrou em campo na temporada europeia 45 vezes e não foi vazado em 21 delas. 
 
18 - David Neres (Ajax)
Em alta, Neres chegou a ser escolhido o melhor jogador do primeiro turno do Campeonato Holandês. Em maio, o brasileiro despertou o interesse do Borussia Dortmund, que ofereceu 30 milhões de euros, mas a proposta foi recusada pelo Ajax.
 
17 - Jonas (Benfica)
AFP/CARLOS COSTA
Maior artilheiro das ligas europeias na temporada 2017/2018 ao lado de Messi com 34 gols marcados no Campeonato Português, Jonas se consolidou ainda mais como ídolo da torcida do Benfica. Ao todo, foram 37 tentos anotados em 41 partidas disputadas.
 
16 - Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
Titular absoluto e capitão do Paris Saint-Germain, o zagueiro esteve presente na imponente temporada em âmbito local, mas fracassou na tentativa de conquistar a Liga dos Campeões. Estará presente no Mundial da Rússia e deve ser um dos titulares de Tite no setor. 
 
15 - Miranda (Internazionale)
Na atual temporada, Miranda ultrapassou a marca de 100 jogos com a camisa da Internazionale de Milão. Foi nome importante no time na temporada que recolocou o clube italiano na Liga dos Campeões depois de seis temporadas ausente. 
 
14 - Fabinho (Mônaco)
Após boa temporada com a camisa do Mônaco, onde disputou 45 jogos com oito gols e cinco assistências, o lateral-esquerdo se transferiu para o Liverpool, que pagou 50 milhões de euros pela sua contratação.
 
13 - Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Zagueiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, Marquinhos fez mais uma temporada em alto nível com a camisa do Paris Saint-Germain. Titular do clube francês ao lado do compatriota Thiago Silva, levantou três taças nacionais. 
 
12 - Neto (Valencia)
Contratado pelo Valencia no início da temporada, o arqueiro disputou 33 jogos com a camisa do time espanhol e não foi vazado em 10 deles. Chegou a ser cotado para uma das vagas na Seleção Brasileira, mas acabou perdendo a concorrência com Cássio e ficou de fora da lista final do Mundial.
 
11 - Paulinho (Barcelona)
Após deixar o futebol chinês e chegar sob desconfiança no Barcelona, o volante brasileiro mostrou grande capacidade e rapidamente se tornou titular do clube catalão. Na atual temporada, Paulinho disputou 49 jogos e balançou as redes nove vezes. 
 
10 - Douglas Costa (Juventus)
AFP/JAVIER SORIANO
Após deixar o Bayern de Munique em baixa, o atacante recuperou o bom futebol e se tornou um pilares da Juventus, onde foi campeão do Campeonato Italiano e da Copa da Itália. Em 2017/2018, foram 47 partidas, com seis gols marcados e 14 assistências. Também foi convocado por Tite para o Mundial.
 
9 - Malcom (Bordeaux)
Foi um dos principais destaques do Bordeaux na Liga Francesa. Jogou 38 vezes na temporada 2017/2018, marcando 12 gols e dando oito passes para os companheiros balançarem as redes. A Inter de Milão estaria interessada em seu futebol.
 
8 - Willian (Chelsea)
Na mira do Manchester United, Willian fez 59 jogos e marcou 13 gols pelo Chelsea. Um deles, inclusive, foi escolhido pelo próprio clube como o mais bonito da equipe na temporada. Também foi eleito o jogador do ano do clube inglês pelos companheiros de time. Defenderá a Seleção Brasileira no Mundial da Rússia.
 
7 - Gabriel Jesus (Manchester City)
Um dos pupilos de Guardiola no Manchester City, o atacante foi campeão inglês na atual temporada. Ao todo, foram 17 gols e 5 assistência com a camisa 33 dos Cityzens e vaga garantida na Copa do Mundo da Rússia. 
 
6 - Coutinho (Barcelona)
AFP/Josep Lago
Contratado pelo Barcelona junto ao Liverpool no meio da temporada europeia por 130 milhões de euros, Coutinho obteve alto rendimento. Pelos ingleses, foram 12 gols e oito assistências em 20 jogos. No clube espanhol, o brasileiro entrou em campo 22 vezes com 10 gols e seis passes decisivos.
 
5 - Casemiro (Real Madrid)
O volante brasileiro manteve o alto nível apresentado na temporada passada, se firmando ainda mais como incontestável no elenco galático do Real Madrid. Termina a temporada com mais uma Liga dos Campeões na carreira e será titular de Tite na Copa do Mundo.
 
4 - Alisson (Roma)
Titular do gol da Roma nas principais competições do ano, o goleiro foi nome importante do time italiano na temporada. Entrou em campo em 49 oportunidades e saiu sem ser vazado em 22 delas. Agora, defenderá a meta da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia.
 
3 - Neymar (Paris Saint-Germain)
Mesmo ausente no fim da temporada por lesão no quinto metatarso do pé direito, Neymar abre o top 3 dos 50 melhores do ano europeu. E os números explicam: em 30 jogos disputados pelo Paris Saint-Germain, foram 28 gols e 17 assistências. 
 
2 - Marcelo (Real Madrid)
Pela terceira vez seguida, Marcelo fechou a temporada com um título de Liga dos Campeões pelo Real Madrid, se consolidando como um dos jogadores mais importantes do elenco merengue. Em 2017/2018, o camisa 12 fez 5 gols e assistiu os companheiros em 11 oportunidades.
 
1 - Firmino (Liverpool)
Com 27 gols e 17 assistências na atual temporada, Roberto Firmino foi, ao lado de Salah e Mané, protagonista da campanha que culminou com o vice-campeonato da Liga dos Campeões com a camisa do Liverpool. A boa temporada renderam ao atacante uma vaga na Copa do Mundo e o primeiro lugar da lista. 
 
 
 
 
*Estagiário sob a supervisão de Victor Gammaro