Quem se lembra do Real Madrid do início dos anos 2000, com Ronaldo, Figo, Zidane e Beckham, por exemplo, terá de se acostumar com uma nova ordem no clube merengue. Há pelo menos cinco anos, o clube passou a gastar mais em atletas entre 16 e 23 anos. No período, foram 330 milhões de euros em investimentos nessa área. Na cotação atual, o valor ultrapassa os R$ 1,47 bilhão.
Recentemente, duas promessas brasileiras foram adquiridas pelos merengues. Vinicius Júnior (18) e Rodrygo (17), foram comprados pelo clube de Madri por 45 milhões de euros cada. O ex-jogador do Flamengo deve estrear nesta terça-feira (31), em amistoso diante do Manchester United, enquanto a joia do Santos deve se apresentar em julho de 2019 ao novo time.
Desde 2013, o Real Madrid só contratou duas peças de valores "galáticos": Garteth Bale, por 100 milhões de euros, e James Rodríguez, em 2015, por 80 milhões de euros. No mesmo período, foram 22 atletas contratados entre 16 e 23 anos. Além disso, dez atletas das categorias de base foram inscritos na equipe principal nesse ínterim.
Dos 32 atletas que se enquadram nessas estatísticas, sete já deixaram o clube, o que representou um ganho de 142 milhões de euros para o Real Madrid (mais de R$ 622 milhões). "O cenário do futebol internacional foi transformado de forma vertiginosa e precisamos nos adaptar e enfrentar essa realidade", disse Florentino Pérez, presidente do clube, na apresentação do goleiro ucraniano Andryi Lunin, de 19 anos.
Destaques do Real Madrid nos últimos anos, quando a equipe conquistou três Liga dos Campeões em quatro anos, Isco e Casemiro fazem parte dos reforços jovens. Anunciado recenetemente pelo Corinthians, o paraguaio Sérgio Díaz também entra na estatística. O levantamento é do jornal espanhol El País.
Recentemente, os nomes de Mbappé, Neymar e Hazard foram ventilados no Real Madrid. Com duas notas oficiais, a entidade negou investimento nos dois primeiros. A bola da vez, no entanto, parece ser o brasileiro Willian. Além dele, o goleiro Cortouis, destaque da Bélgica na Copa, também pode deixar o Chelsea rumo ao Santiago Bernabéu.