Já se passaram 77 dias desde a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Para cinco dos 23 jogadores que estiveram com time do Brasil em junho, o jogo contra a Bélgica marcou, até o momento, a última oportunidade deles com a camisa amarela.
Cássio, Pedro Geromel, Paulinho, Fernandinho e Taison não foram lembrados novamente por Tite. Entre os "esquecidos", apenas Cássio não poderia ser chamado nesta lista, já que o Corinthians disputa as semifinais da Copa do Brasil e, por acordo com a CBF, estava impedido de figurar na lista.
Após a Copa, Geromel voltou em bom nível ao Grêmio, equipe da Série A com a melhor defesa da competição: apenas 12 gols sofridos em 25 jogos. O defensor é titular do time de Renato Gaúcho ao lado do argentino Kannemann.
Na Ucrânia, Taison começou bem a temporada com a camisa do Shakhtar Donetsk. Em nove partidas, o ex-atacante do Internacional marcou um gol e distribuiu cinco assistências para os companheiros. Na estreia do time dele na Liga dos Campeões da Europa, empate com o Hoffenheim, da Alemanha, em casa.
As ausências mais sentidas são as de Paulinho e Fernandinho. O volante ex-Barcelona resolveu voltar ao chinês Guangzhou Evergrande, onde foi ídolo entre 2015 e 2017. Ele foi titular de Tite na Copa da Rússia, mas teve atuações abaixo do futebol apresentado durante as Eliminatórias.
Tratado como vilão na derrota brasileira para a Bélgica, nas quartas de final do Mundial, Fernandinho falhou feio no segundo gol da vitória do Lyon sobre o Manchester City, equipe do brasileiro, na estreia do clube na Liga dos Campeões da Europa, por 2 x 1.
A Seleção Brasileira entra em campo em 12 de outubro, diante da Arábia Saudita, fora de casa, às 15h (de Brasília). Quatro dias depois, também no país árabe, contra a Argentina. Entre 8 e 10 de outubro, os convocados treinam no CT do Tottenham, em Londres, local que serviu de preparação antes da Copa da Rússia.
Lista
Goleiros: Alisson (Liverpool), Éderson (Manchester City) e Phelipe (Grêmio);
Defensores: Alex Sandro (Juventus), Danilo (Manchester City), Éder Militão (Porto), Fabinho (Liverpool), Marquinhos (PSG), Marcelo (Real Madrid), Miranda (Inter de Milão) e Pablo (Bordeaux);
Meio-campistas: Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), e Walace (Hannover);
Atacantes: Éverton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Malcom (Barcelona), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton).