Campeão da Copa das Confederações em 1997 e em 1997 e em 2005 da Copa América em 1997 e em 1999 com a camisa da Seleção, o ex-meia e lateral-esquerdo Zé Roberto ministrou palestra aos jogadores do Brasil Sub-17 em Brasília. O time estreia neste sábado no Mundial da categoria contra o Canadá, às 17h, no Estádio Bezerrão, no Gama.
Com 19 títulos no currículo por Palmeiras, Al-Gharafa, Santos, Bayern Munique, Real Madrid e Seleção, Zé Roberto passou a carreira a limpo para motivar a geração nascida de 1º de janeiro de 2002 — ano em que o Brasil conquistou o pentacampeonato da Copa na Coreia do Sul e no Japão — a 31 de dezembro de 2004, data de nascimento limite da competição.
"A importância desse encontro vem da grandeza da competição. Disputar um Mundial é coisa única na carreira de um atleta. Muitos deles estão iniciando a carreira, e fazer isso com essa responsabilidade, sabendo a grandeza do Mundial, vai agregar muito para a história deles. O que contei foi a história que deu certo, passando um pouco da experiência que adquiri nos 25 anos de carreira como profissional", descreveu Zé Roberto em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em noite de "mental coach", Zé Roberto organizou a palestra em cinco pilares: foco, disciplina, trabalho em equipe, planejamento e liderança. "Todos que estão aqui são talentosos, o futuro da Seleção. Uma geração que está iniciando. Se eles fundamentarem a carreira em um só pilar, com certeza a carreira deles vai ser um grande sucesso", projeta.
Além do Canadá, o Brasil terá pela frente Angola e Nova Zelândia na fase de grupos. O Brasil é tricampeão do torneio com títulos em 1997, 1999 e 2003.