Futebol Internacional

MUNDIAL DE CLUBES

Liverpool poupa, sofre, mas garante a vaga na final contra o Flamengo

Com gol nos acréscimos, Liverpool bate o Monterrey e enfrenta o Flamengo na decisão do Mundial de Clubes

postado em 18/12/2019 16:28 / atualizado em 18/12/2019 17:40

(Foto: AFP / KARIM JAAFAR)
Foi no sufoco, mas o Liverpool confirmou o favoritismo e chegou à decisão do Mundial de Cubes. Em partida sofrida, resolvida nos acréscimos, o time inglês venceu o Monterrey por 2 a 1 e enfrenta o Flamengo neste sábado, às 14h30, na grande final.

O Liverpool entrou com uma escalação que jamais usou ao longo da temporada. Poupou Mané, Firmino, Alexander Arnold e ainda teve as baixas de Wijnaldum, lesionado, e Van Dijk, doente. Ainda assim, abriu o placar com Keita, logo no início do jogo, e fez parecer que controlaria a partida sem sustos. O que aconteceu, porém, foi que Funes Mori, centroavante do Monterrey, deixou tudo igual dois minutos depois.

Mesmo com a maior parte da posse de bola pertencendo ao Liverpool, foi a equipe mexicana que mais ameaçou ao longo da partida, obrigando Alisson a fazer grandes intervenções. Com o jogo se arrastando para o fim e sem conseguir criar oportunidades de gol, Klopp colocou Mané, Arnold e Firmino em campo. E foi dos pés destes dois últimos que veio o gol da classificação. O cruzamento rasteiro do lateral direito encontrou os pés do atacante brasileiro, que, aos 46 minutos do segundo tempo, botou o Liverpool na frente e deu números finais ao jogo.

Para a grande decisão, o time inglês deve usar a equipe principal. Contra o Flamengo, o Liverpool tenta manter a invencibilidade de 20 jogos com o elenco que viajou ao Catar. Ontem, pela Copa da Liga Inglesa, o time inglês usou um elenco com média de 19 anos de idade e acabou derrotado para o Aston Villa por 5 a 0, dando adeus ao torneio.

Flamengo e Liverpool vão refazer a final de 1981, que deu o primeiro e único título Mundial ao time rubro-negro. Os ingleses, seis vezes campeões da Champions, ainda buscam o primeiro título do Mundial de Clubes.

O jogo

Aos 11 minutos, Salah dá passe para Keïta, na cara do goleiro mexicano, para o camisa oito abrir o placar para o Liverpool.  O empate mexicano aconteceu dois minutos depois. Após cruzamento na área, a bola sobrou para Montes, que chutou de primeira para Alisson defender. No rebote, Funes Mori mandou para o fundo das redes e deixou tudo igual. Com o gol, Funes Mori chegou a 100 tentos com a camisa do clube. Aos 22 minutos, Salah deu passe de calcanhar para Milner e a finalização do camisa 7 foi defendida por Barovero. 

Aos 26, Moterrey assustou os ingleses. Pabón foi acionado pela direita e arriscou chute forte na entrada da área. Alisson caiu no canto direito para espalmar a bola.  Aos 36 minutos, mais uma vez os mexicanos forçaram defesa do goleiro brasileiro. Pabón entrou na área e cruzou buscando Funes Mori. Alisson deu um tapa na bola para evitar o perigo. Liverpool cedeu muitos espaços ao Monterrey e foi pressionado pelo time mexicano. 

Na volta do intervalo, o Monterrey assustou logo aos 4 minutos do segundo tempo. Alisson se esticou todo para evitar a virada mexicana. Pabón cobrou falta perto da grande área para o goleiro brasileiro fazer grande defesa.  Aos 12, Keïta fez jogada individual e finalizou de fora da área, mas o goleiro Barovero defendeu. Quatro minutos depois, Origi recebeu a bola na área e mandou para o gol mexicano, mas o jogador estava em posição de impedimento e o lance foi anulado. Aos 20 da segunda etapa, Funes Mori chutou de fora da área e Alisson a cair no canto esquerdo para defender. Aos 26, Gallardo bateu de canhota e Alisson espalmou. 

O clima entre os treinadores ficou quente no Estádio Internacional Khalifa. Jürgen Klopp e Antonio Mohamed discutiram na beira do gramado e receberam cartão amarelo. Aos 35 minutos, Mané recebeu bola na entrada área e chutou forte para o gol, mas o goleiro mexicano segurou firme. Aos 45 minutos do segundo tempo, foi a vez de Roberto Firmino entrar em ação e decidir o placar do jogo. Após jogada de Salah na direita, o egípcio mandou a bola para Alexander-Arnold, que cruzou para o atacante brasileiro finalizar na pequena área e fazer 2 a 1 para o Liverpool.


Ficha técnica - Monterrey 1 x 2 Liverpool
 
Semifinal - Mundial de Clubes
 
Estádio: Estádio Internacional Khalifa, Catar
 
Monterrey: Barovero; Medina, Montes (Layún), Sánchez e Vangioni; Ortiz, Carlos Rodríguez, Pizarro (Jonathan González)  e Gallardo; Funes Mori e Pabón (Meza). Técnico: Antonio Mohamed.
 
Gols: Funes Mori (13’1ºT)
Cartão amarelo: Vangioni, Gallardo
 
Liverpool: Alisson; Milner (Alexander-Arnold), Gomez, Henderson e Robertson; Keïta, Oxlade-Chamberlain e Lallana; Shaqiri (Mané), Salah e Origi (Firmino). Técnico: Jürgen Klopp
 
Gols: Keïta (11’1ºT) e Firmino (45’2ºT)
Carlos amarelo: Gomez, Jürgen Klopp