Eleito melhor da partida pelo Liverpool, o goleiro Alisson foi um dos jogadores que mais trabalhou na vitória sobre o Monterrey, por 2 x 1, na semifinal do Mundial de Clubes, em Doha, nesta quarta-feira (18/12). Após a partida, Alisson falou sobre a postura do clube inglês, que poupou titulares importantes para o jogo: “Esperava já um jogo difícil. Jogador europeu talvez não tenha a mesma mentalidade do da América sobre o Mundial de Clubes”. A decisão do título do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa 2019 será no sábado (21/12), às 14h30 (horário de Brasília).
“Eles (do Monterrey) tiveram chance de vencer, acho que tiveram mais chance que a gente. Nós tivemos jogadores machucados, o Van Dijk ficou doente. Mas os jogadores que entraram foram bem, o Henderson que entrou pela primeira vez na posição de zagueiro. O Liverpool está de parabéns pela classificação”, amenizou Alisson. O time mexicano acertou oito chutes ao gol contra seis da equipe inglesa na partida que valia a vaga na final do Mundial.
As boas defesas do brasileiro com o clube inglês garantiram a reedição da final do Mundial de Clubes de 1981, em que o Flamengo se sagrou campeão mundial com elenco comandado por Zico. Depois de 38 anos, o rubro-negro voltou a montar uma equipe ofensiva que faz o torcedor vibrar a cada apresentação. A forma de jogar do campeão da Libertadores em 2019, pelo jeito, também vem despertando o interesse do goleiro titular da Seleção Brasileira.
“A final não será só um teste para o Flamengo, mas para a gente também. O Flamengo tem um estilo de jogo diferente do que estamos acostumados a encarar. Mas vamos nos preparar agora para conquistar um título que é tão importante para nós”, disse Alisson. O goleiro conhece muitos jogadores do adversário. Filipe Luís, Rafinha, Gerson, Diego e o presidente do time da Gávea foram os nomes citados por Alisson. “Desculpe se eu estiver esquecendo de alguém. Vai ser muito legal reencontrar eles. Vai ser um grande jogo, um grande teste pros dois times.”
Firmino, o outro brasileiro decisivo do Liverpool
A classificação do Liverpool nos acréscimos também teve o carimbo de outro brasileiro. Firmino, que entrou no jogo apenas aos 39 minutos do segundo tempo no lugar de Origi, marcou o gol da vitória. O atacante mostrou empolgação ao falar sobre o confronto contra o Flamengo na decisão pelo título mundial: “É legal jogar com uma equipe brasileira, com grandes jogadores, grande técnico. Tem jogadores rodados, com experiência de Europa”.
Firmino balançou as redes após receber um cruzamento rasteiro de Alexander-Arnold para dentro da pequena área. Quando perguntado sobre a jogada do gol, Firmino não soube descrever como a jogada foi originada: com lance de talento de Salah, que passou por dois marcadores na lateral direita e deixou para Arnold. “Eu só lembro do cruzamento pro gol”, disse o atacante.