Quem vê Roberto Firmino colecionar títulos no Liverpool, talvez não conheça os perrengues do alagoano de 28 anos até ele marcar o gol da vitória sobre o Flamengo por 1 x 0 no sábado (21/12), em Doha, no Catar, na decisão do Mundial de Clubes da Fifa. Filho de dona Mariana Cícero e seu José Oliveira — ex-vendedor ambulante que pedalava numa bicicleta de carga pelas ruas da cidade comercializando refrigerante, cerveja e água para sustentar a família —, o carrasco rubro-negro quase foi registrado com nome inglês (Robert Richard), mas prevaleceu o desejo dos pais de homenagear o avô. Daí o nome na certidão de nascimento ficou Roberto Firmino Barbosa de Oliveira.
O dono da camisa 9 do Liverpool foi criado em uma casa no Trapiche, um dos bairros mais violentos de Maceió localizado entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico. A residência ficava a cinco minutos a pé do Estádio Rei Pelé, o campo dos sonhos de Roberto Firmino. Aprovado nos testes das divisões de base, iniciou a carreira no CRB, mas virou ídolo em Santa Catarina, no Figueirense.
Lançado em 18 de outubro de 2009 pelo técnico Hemerson Maria no empate por 1 x 1 com o Joinville na Copa Santa Catarina, Roberto Firmino amargou a reserva durante um bom tempo e até empréstimos num vaivém para o Tombense de Minas Gerais. Em 2010, tinha como um dos concorrentes no Figueirense o atacante Reinaldo, ex-Flamengo, São Paulo, Santos e Paris Saint-Germain. Mesmo assim, o fã do cantor cearense Wesley Safadão ajudou o time a ser vice-campeão da Série B com quatro pontos atrás do Coritiba, a subir para a elite do Brasileirão, e conquistou o prêmio de revelação da segunda divisão sob a batuta do treinador Márcio Goiano.
Dos sete gols de Roberto Firmino em 2010, um causou estrago a clube do Distrito Federal. Ele encaminhou o rebaixamento do Brasiliense para a Série C. Era 25 de setembro. O atacante decidiu a partida aos 23 minutos do segundo tempo. Saiu do banco para entrar no lugar de Baraka e decidiu o confronto com o time candango comandado à época por Andrade. Os titulares do ataque do Figueirense eram Willian Bigode e Reinaldo — dois jogadores revelados pelo Flamengo. Naquela campanha, brilhou também com gols decisivos contra São Caetano, Vila Nova, Icasa e Bahia. O sucesso abriu as portas da transferência para o futebol alemão.
Roberto Firmino partiu rumo ao Hoffenheim por 4 milhões de euros. Desembarcou na Europa em 1º de janeiro de 2011 e ficou por lá até julho de 2015. Arrumou as malas e mudou-se para
Liverpool valendo 10 vezes mais. O clube inglês desembolsou 41 milhões de euros pelo brasileiro e não se arrepende. O trio de ataque ao lado de Mohamed Salah e Sadio Mané é um dos melhores do mundo. Hoje, é mais badalado do que a trinca formada por Neymar, Cavani e Mpabbé no PSG; e Messi, Suárez e Griezmann no Barcelona.
Campeão da Champions League, da Supercopa da Uefa e do Mundial de Clubes em 2019 pelo Liverpool, Roberto Firmino acumula 52 gols em cinco temporadas na Premier League. É o maior artilheiro brasileiro na história do Campeonato Inglês. Neste ano, ganhou também a Copa América como titular de Tite ao lado de Gabriel Jesus e Everton Cebolinha. Na Copa do Mundo, houve clamor popular para que ele barrasse Jesus. O titular não balançou a rede nas cinco partidas disputadas contra Suíça, Costa Rica, Sérvia, México e Bélgica.
Questionado na Seleção Brasileira, Roberto Firmino tem 13 gols em 44 jogos. Jovem, tem a confiança de Tite para o início das Eliminatórias da Copa 2022, a Copa América 2020 na Colômbia e na Argentina e, certamente, será um dos chamados para o Mundial no Catar.
“Sensação incrível. Ganhar mais um título, e é o Mundial também. Fruto do que fizemos na Champions, estávamos aqui para ganhar, queríamos ganhar muito. Não foi fácil jogar contra o Flamengo, equipe madura, vem fazendo boa temporada. Não foi fácil, estou muito feliz pela vitória”
(Roberto Firmino, após a vitória sobre o Flamengo)
Números de Firmino no Figueirense
13 gols
55 jogos
27 vitórias
14 empates
14 derrotas