O volante italiano Daniele De Rossi anunciou a aposentadoria do futebol na tarde desta segunda-feira (6) por meio de entrevista coletiva. O jogador já havia decidido seu futuro no final de 2019 e viajou à Argentina para rescindir o contrato com o Boca Juniors e comunicar a decisão.
Aos 36 anos, De Rossi encerra a carreira após 19 temporadas e mais de 700 partidas disputadas. Neste tempo, defendeu as cores da Roma desde sua estreia no profissional, na temporada 2001/02, até o ano passado, quando se transferiu para o Boca Juniors. No time argentino, sofreu com lesões e fez apenas seis jogos, marcando um gol no período.
Ao todo, o eterno capitão romanista disputou 616 partidas e conquistou a Copa Itália (2) e a Supercopa da Itália (2) pelos giallorossi, além da Copa do Mundo de 2006 pela seleção italiana. Além disso, figurou na seleção da Eurocopa de 2012 e foi eleito, pela Associação Italiana de Jogadores, o melhor jogador do país em 2009.
Fora do futebol, o ex-atleta ainda não definiu seu futuro. Segundo informações do jornalista Gianluca Di Marzio, da Sky Sports, De Rossi pode voltar à Roma para exercer alguma função dentro do clube, a exemplo do que fez Totti, que se tornou dirigente do time após a aposentadoria.