Mesmo com o passaporte retido, Ronaldinho Gaúcho foi nomeado o novo Embaixador do Turismo Brasileiro, após anúncio feito na comemoração alusiva à Semana da Pátria, nesta quinta-feira. O ex-atleta teve seu passaporte apreendido em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi mantida pelo Superior Tribunal Federal (STF) nesta semana.
Ronaldinho foi condenado por construir um trapiche, com estrutura de pesca e atracadouro, em 2015, na orla do Lago Guaíba, no Rio Grande do Sul. A plataforma foi montada ilegalmente, sem licenciamento ambiental, em Área de Preservação Permanente.
De acordo com o Ministério Público, a multa inicial foi de R$800 mil, mas já ultrapassa o valor de R$8 milhões. Como não houve pagamento voluntário da multa, o passaporte foi retido e só será devolvido quando a dívida for quitada. Durante a existência do débito, a emissão de novos documentos também está vetada.
No dia 17 de junho, Ronaldinho Gaúcho esteve em Brasília para um encontro com o Presidente Jair Bolsonaro e Gilson Machado, Presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). Confira o post oficial.
O ex-jogador @10Ronaldinho é o novo Embaixador do Turismo Brasileiro. O anúncio foi feito nesta quinta, na comemoração alusiva à Semana da Pátria na Embratur https://t.co/Afihlg9HBa pic.twitter.com/C7agOtdrdL
— Embratur (@EmbraturNews) September 5, 2019