A campanha do Internacional no primeiro turno do Campeonato Brasileiro já pode ser considerada histórica. Considerando apenas o torneio no atual formato com 20 clubes, nunca nenhum clube recém-promovido da Série B fez uma campanha tão boa. O time de Odair Hellmann tem 64,8% de aproveitamento e tem chance de terminar a primeira metade da competição na liderança.
Atualmente, o colorado ocupa a 3ª posição da tabela, com 35 pontos. Com isso, fica atrás apenas de São Paulo (38) e Flamengo (37), líder e vice-líder do torneio, respectivamente. A última vítima dos gaúchos, que vêm de três vitórias seguidas, foi o Fluminense, na goleada por 3 x 0, em pleno Maracanã. Em caso de tropeços de paulistas e cariocas, o Inter pode até ser campeão do turno. Vale lembrar que ainda resta uma partida para a equipe pela primeira parte da competição. O clube recebe o Paraná no próximo domingo, às 11h, no Beira-Rio.
Para efeito de comparação, os outros três times que subiram junto com o Inter têm uma realidade bem diferente na classificação. O América-MG tem 21 pontos e ocupa a 11ª posição, enquanto Ceará e Paraná amargam a zona de rebaixamento. No ano passado, Avaí e Atlético-GO, então recém-promovidos, voltaram à segundona.
Em 2016, o Vitória era o melhor time vindo da Série B, com 22 pontos após 19 rodadas. Ao fim do torneio, o Botafogo, que também estava fora da elite no ano anterior, conseguiu uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
No segundo turno, o Internacional tem a vantagem de receber todos os rivais do G6 em casa. São Paulo, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG e Palmeiras irão a Porto Alegre na segunda metade do certame. A equipe de Hellmann tem a segunda melhor defesa do Brasileirão, com apenas 12 gols sofridos, mesmo número do Flamengo. Além disso, os gaúchos têm o quarto melhor ataque, com 26 tentos anotados. Para o setor, a diretoria colorada apresentará Paolo Guerrero na próxima quarta-feira (15/8).
Veja a campanha dos recém-promovidos à Série A:
*Estagiáro sob supervisão de Victor Gammaro - Especial para o Correio